Luziânia comemora 1 ano de implementação do Tarifa Zero com melhorias no comércio local
O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União), afirma que as vendas do varejo local aumentaram mais de 30% desde que ele implementou o Programa Tarifa Zero no transporte público de passageiros da cidade.
O gestor, único a adotar a tarifa zero para ônibus na região do entorno, diz que a maior circulação de pessoas injetou cerca de R$ 25 milhões de reais a mais no comércio e serviços nas áreas próximas às vias de circulação do transporte coletivo e acredita que as vendas de final de ano, como Natal e Reveillon, devem quadruplicar em relação a anos anteriores.
“Além de democratizar a locomoção por meio do transporte público, o dinheiro economizado pelos passageiros está sendo gasto no comércio da cidade. É mais gente circulando e mais gente consumindo, fazendo a roda da economia girar”, disse o prefeito.
Além do impacto no comércio, o fluxo de passageiros no transporte aumentou 355% após a implementação do programa e chegou a mais de 4 milhões de passagens no período.
Em Luziânia, o Tarifa Zero é universal — garante a gratuidade nos ônibus e todos os passageiros podem pegar as 28 linhas da cidade e zona rural de graça, durante todos os dias da semana, inclusive nos feriados.
Para o prefeito, mas do que um programa de mobilidade urbana, o Tarifa Zero é o maior programa social já implementado no município: “Não é só ofertar transporte gratuito, é dar mais poder de compra para as pessoas, sobretudo, as mais vulneráveis socialmente”, concluiu.
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