Jovens do Entorno participam da Campus Party Goiás e vivenciam oportunidades inovadoras
A Campus Party Goiás, um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e criatividade do mundo, está proporcionando uma oportunidade única para mais de 500 alunos de escolas públicas dos municípios de Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, Formosa, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Planaltina de Goiás, Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia e Cristalina. Esses jovens estão participando de atividades que podem transformar suas trajetórias acadêmicas e profissionais, através de experiências enriquecedoras que conectam a juventude com as mais avançadas tecnologias. No total, são 540 estudantes dos anos finais do ensino fundamental.
Promovido pelo Governo de Goiás, com a parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e o Instituto Campus Party, o evento é um marco para o desenvolvimento educacional e tecnológico do estado. Durante a abertura, realizada na última quarta-feira (27), o governador Ronaldo Caiado reafirmou o compromisso de fortalecer a preparação de Goiás para os avanços da Inteligência Artificial (IA). “Precisamos garantir que os jovens do nosso estado, inclusive aqueles de municípios distantes, tenham acesso às oportunidades que surgem na tecnologia”, destacou o governador.
Com o tema “Construindo uma geração tecnológica e de IA em Goiás”, a sexta edição da Campus Party Goiás se destaca pela promoção da inovação em áreas chave como saúde, educação e segurança pública. O evento também foi palco de um momento marcante: a apresentação inédita da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, que executou a 10ª Sinfonia de Beethoven, obra inacabada do compositor, finalizada com o auxílio da inteligência artificial. Além disso, a participação da primeira palestrante humanoide do evento, Sophia, mostrou a dimensão da inovação tecnológica presente no evento.
O evento também se destaca pela sua preocupação com a inclusão. O CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes, falou sobre a importância de democratizar o acesso ao conhecimento, com conteúdos gratuitos e atividades abertas ao público, como workshops, competições e painéis sobre tecnologias emergentes.
“Isso é muito importante. A gente sabe que o Campus Party Goiás abre os horizontes, mostra o tanto que a tecnologia aplicada nas mais diversas áreas. Estamos falando de estudantes e de crianças que vão para lá e conhecem a parte de robótica, e isso pode ser aplicado na saúde, na educação, isso transforma, isso amplia os horizontes. Então eles precisam desse incentivo que o estado de Goiás tem feito. Governador Ronaldo Caiado investindo pesado na educação”, afirmou a secretária do Entorno, Carol Fleury. Cerca de 13 ônibus foram disponibilizados para transportar os alunos.
Para os alunos da Região Metropolitana do Entorno, a Campus Party é mais do que uma simples experiência: é um passo rumo a um futuro mais promissor, com acesso a tecnologias e novos conhecimentos. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, enfatizou que o evento é uma chance de popularizar o uso de tecnologias no estado. “Goiás tem se consolidado como um estado de inovação, com programas que incentivam a educação técnica e apoiam startups”, afirmou.
Da redação – Jornal O Grito.
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.