Café mais caro: O preço vai aumentar até 40% em janeiro
O preço do café no Brasil sofrerá um aumento significativo, que pode chegar a 40% em janeiro de 2025, de acordo com informações exclusivas obtidas pela Folha de S. Paulo . As principais marcas do mercado justificam o reajuste pela alta histórica na cotação do grão no mercado global, impulsionada por fatores climáticos adversos.
O grupo 3corações, líder do setor, comunicou aos seus revendedores um aumento de 20% para os cafés torrados, moídos e em grãos já em dezembro, seguido por um novo reajuste de 21% em 1º de janeiro de 2025. Em comunicado, a empresa Indicadas condições climáticas desfavoráveis como principal causa de encarecimento do produto.
Além disso, outros itens da linha sofrerão reajustes: os cafés solúveis terão aumento de 10% em dezembro e 11% em janeiro, enquanto as cápsulas e os cappuccinos também subirão 11% a partir do próximo mês.
A JDE (Jacobs Douwe Egberts), segunda maior empresa do setor, responsável por marcas como Pilão, L’Or e Maratá, anunciou um aumento médio de 30% nos preços a partir de janeiro. A companhia informou que os percentuais específicos para cada produto, marca e região serão divulgados posteriormente e anteciparam a possibilidade de novos reajustes a partir de fevereiro.
Reajustes já eram esperados
Embora significativos, o aumento no preço do café já era antecipado desde outubro, quando sinais de alta foram detectados devido às dificuldades enfrentadas pelos trabalhos.
Pedro Lima, CEO do grupo 3corações, já havia indicado em entrevista no início de novembro que os reajustes seriam inevitáveis para equilibrar o mercado. “Estamos repassando os aumentos de forma gradual porque o consumidor não suporta uma alta abrupta, e nem os concorrentes ou o comércio permitem isso”, afirmou.
A situação traz preocupação ao consumidor brasileiro, que terá de lidar com o impacto do aumento nos preços de um dos itens mais consumidos no país.
Fonte: Folha de São Paulo
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.