Detran Goiás faz teste e alerta: panetone pode alterar resultado do bafômetro
O Detran Goiás publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando que o consumo de panetone pode gerar um resultado positivo no teste do bafômetro. Apesar disso, o órgão esclarece que “o álcool presente no alimento não é absorvido pelo organismo e fica apenas na boca. Após dois minutos, ele já não aparecerá no teste do etilômetro”.
A campanha tem como objetivo fortalecer a conscientização sobre o uso de álcool e direção. “O panetone está liberado, mas se beber, não dirija”, destaca a publicação.
No vídeo, uma apresentadora aparece ao lado do presidente do Detran Goiás, Delegado Waldir, para demonstrar o efeito. Após comer o panetone, ela faz o teste imediatamente e o resultado aponta 0,12 mg/l, o que, segundo a legislação, a impediria de dirigir naquele momento. Logo depois, ela bebe água, aguarda alguns instantes e faz o exame, que retorna 0 mg/l.
O Delegado Waldir também participou do teste. Após consumir o panetone, o resultado inicial foi 0,23 mg/l. Após beber água e aguardar alguns momentos, o etilômetro indicou 0 mg/l.
O Detran Goiás aprovou o experimento para reforçar que a legislação de trânsito prevê infração gravíssima para valores entre 0,05 mg/le 0,33 mg/l no bafômetro. Já resultados iguais ou superiores a 0,34 mg/l configuram crime de trânsito.
A campanha destaca a importância de evitar o consumo de bebidas alcoólicas ao dirigir, mesmo com testes inusitados como o do panetone.
Da redação – Jornal O Grito.
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.