Médico do DF é flagrado bêbado durante atendimento, bate carro ao tentar fugir e acaba preso
Um médico do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), no Distrito Federal, foi preso na madrugada do último sábado (14) após chegar embriagado ao trabalho, bater no carro de um paciente e tentar fugir. Izailson Chaves Rocha de França, de 46 anos, foi detido pela Polícia Militar a cerca de quatro quilômetros do hospital, apresentando sinais claros de embriaguez e desorientação. O caso está sendo investigado pela Corregedoria da Secretaria de Saúde do DF.
Segundo testemunhas, o clínico geral chegou ao hospital por volta das 5h com sinais visíveis de embriaguez, sem jaleco, identificação ou crachá. Durante o plantão, a filha de um paciente gravou um vídeo que mostra o médico com dificuldade para usar o computador no consultório. No vídeo, a mulher critica a situação:
— “Isso é um absurdo. Você não está conseguindo entrar no computador”, diz ela.
— “Você ‘tá’, você ‘tá’ viajando”, responde o médico.
Paciente aguardava alta médica
Um paciente, de 46 anos, que preferiu não se identificar, relatou que estava com fortes dores renais e havia sido atendido por outro médico horas antes. Sem alta necessidade médica para ir embora, ela dependia do plantonista, que chegou visivelmente alterado. Segundo ela, Izailson foi direto para a sala de segurança ao chegar no hospital.
— “A minha medicação terminou por volta das 2h, 2h30 da manhã. Eu estava sentado em uma cadeira, no escuro, esperando tão somente a liberação de um profissional”, conta.
Ao tentar chamar o médico, ela o encontrou deitado, demonstrando falta de equilíbrio e comportamento agressivo.
O namorado do paciente acionou a polícia. Enquanto isso, Izailson teria sido trancado no banheiro e fugido pelos fundos do hospital. Ele parecia de forma imprudente, batendo no carro do paciente antes de deixar o local.
Perseguição e prisão
A Polícia Militar encontrou o médico na quadra 122 de Samambaia, com os pneus do carro furados e as portas abertas. De acordo com o porta-voz da PM, Ítalo Lopo, Izailson apresentou sinais claros de embriaguez, como olhos avermelhados, fala desconexa e dificuldade de equilíbrio.
Após ser levado à 26ª Delegacia de Polícia, em Samambaia Norte, e posteriormente ao Instituto Médico Legal (IML), o médico pagou uma fiança de R$ 5 mil e foi liberado. Ele responderá por embriaguez ao volante e poderá enfrentar outras decisões administrativas.
Secretaria de Saúde se manifesta
A Secretaria de Saúde do DF repudiou a conduta do médico em nota oficial e garantiu que o caso está sendo apurado pela Controladoria Setorial da Saúde.
— “A pasta está colaborando integralmente com as investigações e tomando as devidas medidas para garantir a responsabilização. A Secretaria reafirma seu compromisso com a transparência e com a qualidade dos serviços prestados à população.”
O salário líquido de Izailson em outubro, segundo o Portal da Transparência do DF, foi de R$ 18 mil. Ele permanece afastado das funções enquanto o caso é detalhado.
Fonte: G1
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.