Novo Gama terá nova unidade prisional até fevereiro de 2025

O Governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP), está promovendo uma revolução no sistema penitenciário estadual, com destaque para a inauguração da unidade prisional de Novo Gama, prevista para fevereiro de 2025. Esta obra simboliza um marco no reforço à segurança pública, sendo a primeira das três novas unidades prisionais a serem entregues no próximo ano, ao lado das instalações em Caldas Novas e Formosa, previstas para julho. Juntas, essas unidades ampliarão o sistema penitenciário com 1.100 vagas e receberão um investimento total de R$ 102 milhões.

A nova unidade de Novo Gama reafirma o compromisso do Governo de Goiás em oferecer estrutura moderna e eficaz para a ressocialização dos apenados e a redução da criminalidade. “Com projetos como o de Novo Gama, Goiás se consolida como referência em gestão prisional no Brasil, aliando tecnologia, infraestrutura e qualificação dos servidores”, ressalta Josimar Pires, diretor-geral da DGPP.

Desde 2019, o Estado tem investido fortemente na ampliação e modernização do sistema prisional, com obras como o Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, em Aparecida de Goiânia, que recebeu 1.600 novas vagas este ano. Além disso, unidades em Rio Verde, Águas Lindas e Planaltina já foram entregues, reafirmando o compromisso contínuo com a segurança e ressocialização.

Outras iniciativas incluem a ampliação do uso de tornozeleiras eletrônicas, com 10 mil equipamentos em operação, e melhorias nas condições de trabalho, como a aquisição de 1.950 coletes antibalísticos e a realização de concurso público para a contratação de 1.600 novos policiais penais.

policial penal
Divulgação

Concurso público
A fim de garantir a renovação e reforço do efetivo, um concurso público para contratação de 1.600 novos policiais penais está em andamento. Com a conclusão do certame, prevista para 2025, o Governo de Goiás espera aprimorar a operação do sistema penitenciário. “Receberemos policiais penais qualificados e bem treinados por nossa própria escola, a Escola Superior de Polícia Penal, que agora é escola de governo, a primeira do país no sistema de gestão prisional”, explica Josimar.

Da redação – Jornal O Grito.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *