Caiado lança programa para levar internet a comunidades isoladas

Nesta terça-feira (7), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), lançou um programa que promete transformar a conectividade no estado: o Goiás +Digital. A iniciativa tem como objetivo incentivar as operadoras de telefonia a investirem em Serviço Móvel Pessoal (SMP) em áreas que atualmente não têm cobertura.

Renato Lyra, subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, destacou a importância desse projeto para promover a inclusão digital em Goiás. “Estamos falando de conectar comunidades isoladas à rede móvel, o que vai fazer uma grande diferença na vida das pessoas”, afirmou ele.

“Esse programa será fundamental para reduzir as desigualdades no acesso à internet e fortalecer a inclusão digital, que é essencial para o nosso desenvolvimento econômico e social”, completou.

O decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) autoriza a concessão de créditos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para as operadoras que se comprometerem a instalar Estações Rádio-Base (ERBs) em regiões remotas.

A implementação do Goiás +Digital será feita em etapas. Nos primeiros dois trimestres de 2025, haverá uma seleção pública das operadoras e a obtenção das licenças necessárias. Já no segundo semestre, as obras e a instalação das ERBs terão início.

Essa ação será liderada pela Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, que faz parte da Secretaria-Geral de Governo (SGG), e estabelecerá os critérios operacionais por meio de normas complementares.

Da redação – Jornal O Grito


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *