Operação do MP prende suspeitos de ligação com o PCC em cidades do Entorno de Brasília

Uma operação realizada nesta quinta-feira (16) pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) resultou na prisão de nove indivíduos, sendo oito em Goiás e um no Distrito Federal, todos suspeitos de fazer parte da facção criminosa PCC. Os mandados de prisão e busca e apreensão foram executados nas cidades de Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Luziânia, Formosa, Aparecida de Goiânia e Goiânia, além do Distrito Federal e da cidade de São Paulo.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados, o que impossibilitou a localização de suas defesas até a última atualização desta reportagem.

O MP-GO informou que duas pessoas ligadas ao estado estão foragidas e que os detidos enfrentarão, inicialmente, acusações por integrar organização criminosa. Segundo o órgão, todos já tinham histórico criminal por crimes como tráfico, roubo e homicídio. Durante a operação, foram apreendidos celulares, anotações e possivelmente drogas. O MP-GO acredita que os investigados têm vínculos com a facção desde 2019.

A operação, chamada “Sintonia do Entorno”, teve como objetivo interromper as atividades criminosas do PCC no estado. As investigações começaram a partir de provas compartilhadas pelo Ministério Público de São Paulo, que indicaram o aumento da atuação da facção em Goiás. Anteriormente, com base em algumas dessas evidências, o MP-GO já havia realizado a operação “Sintonia do Estado de Goiás” em 2023.

Com a criação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Entorno em 2024, informações foram compartilhadas e uma nova investigação foi iniciada para combater as atividades da facção na região do Entorno de Brasília.

As ações contaram com o apoio dos Gaecos de São Paulo, do Distrito Federal e Territórios, da Delegacia de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal, da Polícia Penal e da Polícia Militar de Goiás.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *