Preço dos combustíveis vai subir em fevereiro

Os consumidores brasileiros podem se preparar para um aumento nos preços da gasolina, etanol e diesel a partir de fevereiro. O motivo principal é a nova alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), aprovada no final do ano passado, que prevê um aumento de 7,1% para gasolina e etanol, e 5,3% para diesel e biodiesel.

De acordo com Bruno Cordeiro, analista da StoneX, essa mudança na tributação terá um impacto direto no preço final pago pelos consumidores. Vale destacar que, apesar da pressão internacional sobre o preço do petróleo e do dólar — que se mantém acima dos R$ 6 —, a Petrobras não realizou reajustes significativos em 2024. A empresa manteve os preços do diesel inalterados durante todo o ano passado e apenas um pequeno ajuste na gasolina em julho.

Atualmente, os preços internos estão defasados em relação ao mercado internacional. O diesel apresenta uma defasagem de -21%, enquanto a gasolina está com uma defasagem de -13%. Essa discrepância é atribuída à falta de reajustes baseados exclusivamente no Preço de Paridade de Importação (PPI), uma vez que a Petrobras considera outros fatores na formação dos preços.

Embora a alta dos combustíveis afete mais o preço do diesel — que tem maior participação nas importações — analistas do Santander estimam que a estatal deveria aumentar os preços entre 7% e 8% para alinhar com os valores de importação. A Petrobras, por sua vez, declarou que está monitorando o mercado, mas não pode antecipar decisões por questões concorrenciais.

Com a defasagem crescente e as novas alíquotas do ICMS, os consumidores devem se preparar para sentir o impacto nas bombas já no próximo mês.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *