“Crescimento da Ride estrangula nossa rede de saúde”, afirma Celina Leão sobre impacto do Entorno

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), revelou, em entrevista recente, que o crescimento acelerado da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride) está provocando o “estrangulamento da rede pública de saúde” da capital federal. Segundo a governadora, a demanda por serviços médicos do Entorno representa quase metade dos atendimentos realizados em alguns hospitais do DF, especialmente na área de maternidade.

De acordo com Celina, a capital federal realiza cerca de 40 mil partos por ano, sendo que aproximadamente 50% dos atendimentos são de pacientes oriundos do Entorno. “Em alguns hospitais, como o de Santa Maria, que faz divisa com municípios como Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental, o percentual chega a 70%. Essas cidades não possuem maternidades adequadas para atender suas populações”, destacou.

Celina ainda ressaltou que, apesar da inauguração de um hospital em Valparaíso, o local não possui estrutura para maternidade, o que sobrecarrega unidades como o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). “Todo caso referenciado continua vindo para o Hmib, ampliando ainda mais a pressão sobre a nossa rede pública de saúde”, afirmou.

Documentos internos revelam a gravidade da situação no Hmib. Informações recentes apontam que a UTI Neonatal, que tem capacidade para 25 leitos, estava com 28 recém-nascidos internados na última terça-feira (21/1), todos em condições clínicas de alta complexidade.

Um despacho expedido pela equipe médica no sábado (18/1) alertava sobre o comprometimento da qualidade de assistência devido à superlotação, mencionando insuficiência de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. “A vida dos recém-nascidos está em risco”, descreve um dos relatórios, que também apontou aumento de infecções por germes multirresistentes.

A governadora em exercício enfatizou que a questão não pode ser resolvida apenas com esforços isolados do DF. “O crescimento desordenado da região do Entorno reflete diretamente na nossa capacidade de atender a população, e isso precisa ser discutido com os estados vizinhos e o governo federal. Precisamos de políticas conjuntas e investimentos em saúde.

Jornal O Grito


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *