Brasília recebe a 2ª Marsha Nacional pela Visibilidade Trans neste domingo
Amanhã, domingo (26), Brasília sediará a 2ª Marcha Nacional pela Visibilidade Trans, um evento que destaca a luta por direitos e celebra a resistência da população trans no Brasil. A concentração está marcada para as 13h em frente ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios. O tema deste ano é “Vida, Direitos e Futuro para a População Trans”, enfatizando a necessidade de garantir proteção, direitos e reconhecimento para as pessoas trans.
A programação inclui apresentações artísticas e falas políticas, com destaque para a participação das deputadas federais Érika Hilton e Duda Salabert, além da cantora e atriz Linn da Quebrada. Às 17h, os participantes seguirão em cortejo pela Esplanada dos Ministérios em direção ao Museu Nacional da República, onde ocorrerão mais atividades culturais.
A Marcha é organizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e pelo Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat). A grafia “Marcha” é uma homenagem à ativista Marsha P. Johnson, figura proeminente no movimento pelos direitos LGBTQIA+ nas décadas de 1960 e 1970 em Nova York.
Entre as principais reivindicações estão a defesa das infâncias e juventudes trans, a garantia de um envelhecimento saudável e digno para pessoas trans, justiça e reparação para aqueles que sofreram perseguição durante a ditadura militar no Brasil, o fim dos transfeminicídios e a ampliação do acesso à saúde transespecífica no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Marcha Nacional pela Visibilidade Trans faz parte de uma série de atividades em celebração à visibilidade trans em Brasília, incluindo seminários no Congresso Nacional e outras ações políticas e culturais programadas para os dias seguintes.
Da redação – Jornal O Grito
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.