Secretária do Entorno pede suspensão de reajuste no transporte público
Na segunda-feira (10/2), ofícios foram enviados à Casa Civil, ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitando a suspensão do reajuste tarifário do transporte público na região entre Goiás e Brasília, previsto para a segunda quinzena de fevereiro. Os documentos foram encaminhados pela Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, que propôs soluções emergenciais para evitar o aumento.
No texto, a secretária solicita o adiamento do reajuste ou a concessão de um subsídio federal para evitar que o custo seja repassado aos passageiros. Ela afirmou estar pronta para dialogar e construir uma alternativa que evite mais um impacto financeiro para os trabalhadores que dependem desse sistema diariamente. O Governo de Goiás manifestou apoio ao subsídio e se colocou à disposição para colaborar com a solução.
O envio dos ofícios ocorre em um contexto de sucessivos reajustes na tarifa do transporte coletivo do Entorno. Em um ano, os preços subiram três vezes: 12% em março de 2023; 15% em agosto de 2023; e 8,56% em fevereiro de 2024. Caroline Fleury frisou que, embora sejam duas unidades federativas distintas, as regiões são conurbadas: “Qualquer aumento no custo da passagem afeta diretamente a população”, reforçou.
Fonte Correio Braziliense
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.