Detran-DF descobre esquema de cancelamento de multas e beneficiados são detidos
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) revelou a descoberta de um esquema de cancelamento ilegal de multas e favorecimentos a motoristas, realizado através do hackeamento de senhas de servidores. O diretor-geral do Detran-DF, Takane Nascimento, afirmou que o sistema auditável da autarquia permitiu identificar os beneficiados pela fraude.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi acionada e já registrou cerca de 15 boletins de ocorrência relacionados ao caso. Entre segunda (17/2) e quarta-feira (19/2), sete pessoas que tentavam retirar veículos apreendidos no pátio do Detran-DF foram detidas. Segundo Takane, esses veículos estavam retidos por falta de pagamento de multas e outras infrações. “Os motoristas utilizaram alguém que burlou o sistema para liberar os veículos fraudulentamente”, explicou.
O diretor-geral garantiu que outras pessoas envolvidas no esquema serão identificadas e punidas, e as infrações retiradas do sistema retornarão aos respectivos motoristas. Entre os servidores cujos logins foram hackeados estão Takane e outros membros da cúpula da autarquia. No caso do diretor-geral, os hackers usaram a senha para realizar pesquisas no sistema, mas não houve cancelamento de infrações.
Para evitar novas fraudes, a Diretoria de Tecnologia do Detran-DF está implementando melhorias no sistema e planeja adquirir novos sistemas de segurança. “Estamos aguardando a análise dos processos pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. O sistema atual ainda é seguro, mas queremos oferecer uma garantia maior aos cidadãos, pois lidamos com os dados deles”, declarou Takane.
Fonte: Metrópoles
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.