Aumento das tarifas do transporte no Entorno do DF é suspensa

O reajuste de 2,91% nas tarifas do transporte público na região do Entorno, que entraria em vigor neste domingo (23/2), foi adiado por órgãos federais. 
A decisão foi comunicada pelo Ministério dos Transportes à Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF) na tarde neste sábado (22/2), após pedidos encaminhados pelos executivos de Goiás e do Distrito Federal (GDF). 

A suspensão do aumento tem validade inicial de seis meses e aconteceu após acordo entre Ibaneis Rocha, governador do DF, e Daniel Vilela, vice-governador de Goiás, na última quinta-feira (20/2), no qual os dois estados concordaram em dividir os custos do subsídio à passagem enquanto a infraestrutura fica sob a responsabilidade do Governo Federal.

A integração entre o transporte público do DF e do Entorno é um assunto que vem sendo trabalhado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). “É uma preocupação do governador (Ibaneis Rocha). Ele está demandando estudo para essa viabilização. Temos uma agenda com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), já que eles cuidam do transporte semiurbano.

Em 2023, Ronaldo Caiado, governador de Goiás, propôs a criação do consórcio interfederativo para a gestão do transporte no Entorno e, em nota, o governo do estado informa que, desde então, as negociações avançaram para garantir uma solução definitiva aos milhares de usuários do transporte público da região. Na proposta também está a construção do BRT entre Luziânia e Brasília, considerado um dos três projetos prioritários do Estado no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Em negociações envolvendo a Secretaria do Entorno do DF e da Secretaria-Geral de Governo (SGG), também são consideradas a implantação do BRT entre Águas Lindas e Brasília e VLT entre Valparaíso e Brasília.

A secretária de Estado do Entorno, Caroline Fleury, destacou a relevância do momento. “Após mais de 50 reuniões, estamos concluindo o trabalho do grupo técnico e assinando o relatório que consolida essa nova fase. É um marco para a região do Entorno”, afirmou.

Os próximos passos envolvem a formalização do consórcio e a concretização das melhorias estruturais no transporte público, por meio de uma ação conjunta entre os governos estadual, distrital e federal.

Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *