Ronaldo Caiado lança projeto pioneiro de Identificação Civil Neonatal em Goiás
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou o lançamento do Projeto Identificação Neonatal, a iniciativa reforça a segurança pública e a proteção da infância. O programa, desenvolvido pela Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil de Goiás, tem como objetivo garantir a filiação correta dos recém-nascidos, prevenir fraudes e combater crimes como o tráfico infantil.
A novidade consiste na coleta da biometria do neonato e da mãe ainda na sala de parto, com uma nova verificação no momento da alta hospitalar. Esse processo cria uma cadeia de custódia segura, impedindo trocas, furtos e sequestros de recém-nascidos. Além disso, os bebês já sairão da maternidade com o protocolo de exigência do RG Nacional, possibilitando o acesso imediato a serviços públicos essenciais, como saúde e educação.
O governador Ronaldo Caiado destacou a importância do projeto como um marco na modernização da segurança pública.
“Com muito orgulho, anuncio que a Polícia Civil do Estado de Goiás está implementando um projeto pioneiro no Brasil, garantindo mais segurança para as famílias e assegurando os direitos fundamentais desde o nascimento”, afirmou Caiado.
A Polícia Civil, em parceria com a Secretaria da Saúde de Goiás, vai expandir a identificação neonatal para todas as maternidades estaduais, até outubro deste ano.
Jornal O Grito.
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.