Emoção e fé: Cidade Ocidental celebra mais uma edição da Via Sacra

Como de tradição, na Sexta-feira Santa (18), a população de Cidade Ocidental e visitantes prestigiam a Via Sacra. A previsão de início será às 17h30 na paróquia Santo Antônio, após a celebração das 15h, na Capela Nossa Senhora de Fátima.

Esse ano a estimativa é que pessoas de outras regiões assistem a encenação da Paixão de Cristo.
A preparação da Via Sacra começou em outubro de 2024.

“A sensação de prestigiar mais uma Via Sacra é gratificante, uma missão que o senhor Jesus nos deu. E nós temos muito carinho e respeito por todos aqueles que nos acompanham e estão presentes na encenação”, expressa Edenilson Lima, coordenador geral.

A preparação da Via Sacra começou em outubro de 2024, pelos coordenadores gerais, Edenilson Lima e Camila Grazyella, junto com os coordenadores de bastidores, Edmar Dener e Sabrina Medeiros. Este ano, 110 pessoas participaram da celebração.

Para o Jornal O Grito, Edenilson Lima falou sobre a importância da tradição do evento para Cidade Ocidental: “Faz com que a nossa cidade possa conhecer mais o amor do nosso Jesus Cristo, pois ele transmitia o amor. Também, refletir que precisou um homem ser crucificado para podermos viver em paz e ter a sabedoria que o amor ao próximo é o que fazemos de melhor!”.

Esse ano a estimativa é que pessoas de outras regiões assistem a encenação da Paixão de Cristo. A coordenação da Via Sacra reforça o convite a todos para prestigiar mais um espetáculo realizado na cidade.

 Jaqueline Ribeiro, diretora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cidade Ocidental

“Nosso município cresceu em diversos aspectos e também culturalmente. Continuamos crescendo, nos desenvolvendo e proporcionando novos espaços. A tradição proporcionada por esse evento é uma raiz cultural que rende frutos que vão desde a experiência vivida, como parte do acontecimento, até à fruição coletiva que ela proporciona”, explica Jaqueline Ribeiro, diretora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cidade Ocidental.

Ainda criança, Jaqueline via pela primeira vez a encenação do lava-pés e a Via Sacra, na época, realizada no morro da SQ 18.

A diretora conta a emoção de ter vivido e participado da Via Sacra nos anos 90, na sua adolescência. Destaca a relevância da encenação diante a cultura dos bairros, que proporcionam às comunidades a terem experiências visuais, teatrais e culturais.

“Passaram-se os anos e essa tradição cristã ainda continua perene em nosso município. A população ainda se reúne envolta na emoção e na comoção que esse momento causa em cada um dos presentes”, diz Jaqueline Ribeiro.

Este ano, 110 pessoas participaram da celebração

Origem da Via Sacra

Originando da época das Cruzadas, nos séculos XI e XIII, em que os cavalheiros, chamados de cruzados saiam com o objetivo de lutarem na defesa das relíquias e lugares sagrados.

Os fiéis católicos criaram a Via Sacra como um momento de oração, que percorriam lugares sagrados da paixão de Cristo, na Terra Santa, no continente ocidental, o lugar onde ocorreu todo o percurso doloroso de Jesus, em Jerusalém.

Jejuns, atos de caridade e piedade são exercícios espirituais que marcam a quaresma.

Serviços:
• Domingo de Ramos
: 7h saindo da paróquia para a Capela Nossa Senhora de Fátima (Av. Said Abdala, 470 – Vila Paraíso, Jataí – GO).

• Quarta-feira do encontro: 19h, os homens saindo do Jardim da Imaculada e mulheres da Capela Nossa Senhora de Fátima em procissão até a Paróquia Santo Antônio.

• Quinta-feira da prisão: Após a celebração das 19h na Capela Nossa Senhora de Fátima.

• ⁠Sexta-feira da paixão: Após a celebração das 15h na Capela Nossa Senhora de Fátima. Previsão de início às 17h30 na Paróquia Santo Antônio.

• Domingo de Páscoa: Após a Santa Missa das 19h na Capela Nossa Senhora de Fátima.

Mikaella Paiva – Especial para o Jornal O Grito

Fotos: Enviadas por Edenilson Lima


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *