Procissão do Fogaréu ilumina a fé e a tradição em Luziânia nesta quarta-feira (16)

Luziânia se prepara para mais uma edição da tradicional Procissão do Fogaréu, que acontece nesta quarta-feira, 16 de abril, no Santuário Santa Luzia. A cerimônia tem início previsto para as 19h, logo após a celebração da Santa Missa, e promete atrair milhares de fiéis em um dos momentos mais marcantes da Semana Santa na cidade.

Realizada há 24 anos, a procissão foi oficialmente reconhecida neste ano como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Luziânia, consolidando sua importância religiosa, histórica e cultural para a comunidade local. A celebração encena a busca e prisão de Jesus Cristo, em um trajeto de aproximadamente 3 quilômetros, percorrido por centenas de participantes e acompanhado por um público expressivo.

Um dos destaques da Procissão do Fogaréu são os farricocos, personagens vestidos com túnicas e máscaras pontiagudas, que simbolizam os soldados romanos que procuraram por Jesus na noite em que Ele foi preso.

Além da carga simbólica e espiritual, a procissão é marcada por uma atmosfera de silêncio, luzes baixas e reflexões, conduzindo os fiéis a uma experiência de fé intensa e respeito à tradição. Nos últimos anos, o evento chegou a reunir mais de 10 mil pessoas, e a expectativa para esta edição é de um público ainda maior, reforçando a fé, a tradição e a cultura que marcam a Semana Santa em Luziânia.

Da redação – Jornal O Grito.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *