Motoristas reclamam de aumento repentino de multas na Via 040 entre Valparaíso e Luziânia

Um trecho da BR-040, entre Valparaíso de Goiás e Luziânia, tem gerado revolta entre motoristas da região. O motivo: o aumento repentino e expressivo de multas por excesso de velocidade.

Motoristas que utilizam diariamente a via relatam nunca terem sido multados antes, mesmo após anos de direção cautelosa. Um exemplo é Simone, que trafega pelo trecho e nunca havia recebido uma notificação. No último mês, no entanto, ela foi surpreendida com nove multas, totalizando cerca de R$ 1.300 em infrações e com perda de pontos na carteira.

As infrações se concentram principalmente em dois radares fixos: um localizado entre o km 4 e 5, nas proximidades do bairro Araruama, e outro entre os km 5 e 6. Simone não está sozinha: outros motoristas, também receberam autuações nos mesmos pontos. Todos suspeitam de algum tipo de erro no equipamento de medição de velocidade.

Nas redes sociais, os relatos semelhantes se multiplicam, e há quem desconfie da instalação de radares com tecnologia de cálculo de velocidade média, o que foi negado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O órgão afirma que os radares da região não têm essa capacidade e que as mudanças recentes se limitaram ao ajuste de velocidade em três pontos específicos da BR-040.

Segundo o DNIT, as alterações foram:

  • No km 7 da rodovia, próximo ao bairro Esplanada 5, em Valparaíso, o limite foi aumentado de 40 para 60 km/h.
  • Em outros dois trechos na altura de Luziânia, houve uma redução de 60 para 40 km/h.

Diante disso, algumas pessoas já buscam explicações. Um exemplo é o vereador de Luziânia, Marcos Cunha , que divulgou vídeo afirmando que protocolou um pedido oficial ao DNIT  para obter um relatório detalhado das multas aplicadas na BR-040 nos anos anteriores a 2025.

Da redação – Jornal O Grito.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *