Em Brasília, Caiado é homenageado por entidades nacionais de segurança pública

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi homenageado nesta quinta-feira (24/04), em Brasília, por lideranças das principais entidades nacionais da segurança pública. O reconhecimento veio em forma de uma placa entregue pelas instituições, que representam, em conjunto, mais de 400 mil agentes em todo o país.

“É algo que emociona, porque representa uma trajetória de vida. São quase 40 anos dedicados a essa luta”, afirmou Caiado ao receber a homenagem, que destaca seu compromisso, histórico e os resultados expressivos alcançados em prol da segurança pública.

Durante o encontro, foram debatidos diversos temas, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança e o cenário econômico e fiscal brasileiro.

“Caiado tem sido um verdadeiro baluarte na defesa da segurança pública do Brasil”, declarou o presidente da Amebrasil, coronel Elias Miller. “Estamos prestando um voto de gratidão por tudo que ele já fez. Não é sobre o que ele ainda fará, porque sabemos: quem fez, continuará fazendo”, completou.

Lideranças das principais entidades nacionais da segurança pública prestaram homenagem ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nesta quinta-feira (24/04), em Brasília (Fotos: Romullo Carvalho)

A iniciativa celebra o apoio consistente do governador ao setor desde sua atuação como parlamentar no Congresso Nacional. Para o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Assof-GO), coronel Allan Cardoso, o reconhecimento vai além do presente. “É um reconhecimento por toda uma trajetória. Ele sempre demonstrou clareza e acessibilidade ao dialogar conosco sobre temas relevantes à segurança pública”, pontuou.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, também destacou o trabalho conjunto e estratégico que vem sendo realizado. “Trabalhamos de forma integrada e inteligente. Estamos aqui, junto às associações, federações e sindicatos nacionais, para mostrar os resultados bem-sucedidos da segurança pública em nosso estado”, disse.

Avanços históricos na segurança pública

Desde o início do mandato de Caiado, em 2019, Goiás deu um salto significativo na área da segurança. O estado, antes entre os mais violentos do país, hoje é referência nacional em redução da criminalidade e sensação de segurança.

Os resultados refletem investimentos robustos, que somam R$ 17 bilhões desde 2019. Entre os indicadores mais expressivos está a redução de 55% nos homicídios dolosos, que passaram de 2.118 casos em 2018 para 945 em 2024. Os latrocínios caíram 84%, de 104 para apenas 17 casos.

Também houve queda acentuada nos roubos e furtos. O roubo de veículos recuou 93%, enquanto o roubo a transeunte teve queda de 88%. O furto a transeunte diminuiu 89% (de 51.626 para 5.591 casos), e o furto em residências caiu 43%, passando de 24.892 para 14.197 ocorrências.

Outro marco importante foi a erradicação total dos roubos a instituições financeiras, com zero registros em 2024 — um feito inédito no estado.

“Sem segurança pública não há desenvolvimento econômico, não há dignidade, liberdade de ir e vir, nem o pleno funcionamento do Estado Democrático de Direito”, reforçou Caiado.

A solenidade contou com a presença de representantes da Associação dos Militares do Brasil (Amebrasil), da Associação Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (Anermb), da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) e da Federação Nacional das Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme).

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *