Vídeo de uma profissional de saúde do HRG viraliza ao expor realidade crítica da unidade
Um vídeo publicado nesta terça-feira (6/5) pela profissional de saúde Lídia Peres, 40 anos, viralizou nas redes sociais e expôs a realidade crítica vivida diariamente pelos servidores do Hospital Regional do Gama (HRG), no Distrito Federal. Lídia, que atua no Centro Obstétrico da unidade, fez um apelo emocionado e denunciou a sobrecarga enfrentada pelos colegas, a falta de estrutura básica e a evasão de profissionais devido às condições de trabalho.
“Estamos surtando a cada plantão”, desabafa. Segundo a servidora, o hospital está com a equipe reduzida e sofre com a debandada de médicos, que não resistem às más condições de trabalho e aos baixos salários. “Ninguém quer permanecer em um local onde trabalhar se torna inviável”, lamenta.
O centro obstétrico é apontada como uma das áreas mais críticas: “[Estou] cansada de nada ter solução: sem alta para as mães, bebês na maca com elas, acompanhantes no chão, mais de 100 mulheres dentro do centro obstétrico com dois banheiros, falta de estrutura completa”, elencou. A profissional comparou o ambiente hospitalar a uma “roleta russa”, afirmando que em praticamente todos os plantões, algum colega sofre um surto psicológico devido à exaustão física e emocional.
Vale lembrar que, recentemente, a Justiça do Trabalho determinou a apresentação de um plano de ação e de um cronograma para redução do déficit de profissionais no HRG e no Hospital Regional do Guará (HRGu). A Secretaria de Saúde ainda não se pronunciou sobre o caso.
Da redação – Jornal O Grito.
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.