Caiado amplia “Aprendiz do Futuro” e anuncia 10 mil vagas para jovens em Goiás
O governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou, nesta quinta-feira (08/05), a ampliação do programa Aprendiz do Futuro, que passa de 6.250 para 10 mil vagas em todo o estado de Goiás. O anúncio foi feito durante a apresentação de 561 novos participantes da iniciativa, em cerimônia realizada no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia.
O programa, voltado para adolescentes de 14 a 15 anos da rede pública ou bolsistas integrais da rede privada, tem como objetivo oferecer formação profissional, geração de renda e inclusão social. Os jovens selecionados atuam meio período em órgãos públicos e recebem meio salário mínimo, vale-transporte, vale-alimentação, seguro de vida, férias e 13º salário.
A primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social, também participou da cerimônia e celebrou a expansão. “O Aprendiz do Futuro nasceu com um propósito de abrir portas para a juventude. Ele foi criado para ser transformador, e por isso vamos ampliar ainda mais”, afirmou.
Além da ampliação das vagas, outra novidade é a entrada da Prefeitura de Goiânia no programa, o que deve garantir espaço para cerca de 500 jovens na estrutura da administração municipal — até então, a capital era o único município goiano sem aprendizes contratados.
“A partir de agora, a Prefeitura de Goiânia passa a ser parceira e a incluir jovens aprendizes em sua estrutura. Uma conquista importante para ampliar o alcance do programa”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.

Durante o evento, Caiado assinou um termo de cooperação com a Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), responsável pela execução do projeto, oficializando a expansão. Para o governador, o programa representa uma chance de transformação social. “Quero ver a determinação e a vontade de vocês. É na dificuldade que se forma o profissional do futuro. O meu conselho é: estudem e se dediquem.”
O Aprendiz do Futuro foi criado em 2021 e já beneficiou mais de 13 mil adolescentes nos 246 municípios de Goiás. Além de critérios socioeconômicos, o programa reserva cotas para jovens indígenas, quilombolas, afrodescendentes, pessoas com deficiência e adolescentes em acolhimento institucional ou medidas socioeducativas, além de jovens que perderam os pais na pandemia.
“A socioaprendizagem é o que garante o jovem na escola e no trabalho. Esse programa é a maior vitrine nacional de inclusão e transformação”, afirmou a presidente da Renapsi, Maria Raquel Barbosa.
A estudante Sara Vitorya, de 15 anos, é uma das beneficiadas. “Entrei aos 14 anos com o sonho de ajudar minha família. O programa me ensinou responsabilidade e como cuidar do meu dinheiro.”
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.