Luziânia brilha no cenário internacional ao receber diplomatas na 5ª edição do programa Embaixadores no Entorno
A centenária cidade de Luziânia, uma das mais antigas do estado de Goiás, foi palco de destaque internacional neste sábado (17), ao sediar a 5ª edição do programa Embaixadores no Entorno. A iniciativa, promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), em parceria com prefeituras locais e a Secretaria de Relações Internacionais do Governo do DF, reuniu representantes diplomáticos de diversos países, reforçando o potencial da cidade como destino turístico e polo cultural do Entorno.
A programação começou com um café da manhã típico goiano, servido em um casarão histórico na Rua do Rosário, símbolo do patrimônio local. Entre quitandas, queijos e café forte, autoridades locais deram as boas-vindas aos visitantes destacando a importância da ação para o fortalecimento de parcerias internacionais e fomento ao turismo regional.

“Esta é a 5ª edição do programa, que tem se mostrado um grande sucesso. É uma oportunidade para que diplomatas conheçam melhor o estado de Goiás e suas potencialidades. Luziânia, com seus 278 anos, mostrou toda a sua estrutura e capacidade para receber turistas”, afirmou o secretário do Entorno, Pábio Mossoró.
O secretário de Turismo de Luziânia, Luciano Braz, reforçou o caráter estratégico do evento. “Receber os embaixadores é uma alegria imensa e também uma responsabilidade. Mostramos nossa gastronomia, cultura e belezas naturais com muito orgulho”, disse.

Entre os atrativos apresentados aos visitantes estavam o parque aquático Bali Park, um dos maiores da América Latina, a Fazendinha JK — última residência do ex-presidente Juscelino Kubitschek —, o Lago Corumbá e o tradicional clube de pesca esportiva da cidade. A emblemática Rua do Rosário, onde nasceu o movimento que deu origem ao município, foi um dos destaques históricos relembrados.
Durante o almoço no Clube Pescar, os embaixadores puderam apreciar o artesanato local, com exposição de bonecas de pano, crochês e esculturas em madeira, além de uma imersão na rica culinária regional, com produtos como queijos artesanais, derivados da mandioca, cervejas locais e a famosa marmelada centenária, preparada ao vivo em um tacho de cobre.
“Luziânia tem vocação turística, movimenta a economia e gera emprego e renda com o seu trade. Precisamos olhar mais para essa região”, destacou o secretário de Turismo de Goiás, Fabrício Amaral.
A programação também incluiu navegação e pesca no Lago Corumbá, além de visita ao Bali Park, onde os diplomatas e suas famílias experimentaram atrações como tirolesa e o Fly Bike — uma bicicleta suspensa a 50 metros de altura sobre o lago.

O diretor da Casa Russa no Brasil, Andrey Prokin, elogiou a experiência. “Atravessar o lago de bicicleta foi fantástico! Sempre um grande prazer participar dessa iniciativa. Aqui em Luziânia já surgiu um novo contato, que resultará em um evento cultural conjunto”, afirmou.
O programa Embaixadores no Entorno tem como objetivo aproximar diplomatas das potencialidades do interior goiano. Para Paulo César Pagi Chaves, secretário executivo da Secretaria de Relações Internacionais do DF e um dos idealizadores do projeto, os resultados têm sido notáveis:
“Essa iniciativa amplia as possibilidades de negócios e a divulgação do nosso patrimônio. As embaixadas têm visto no Entorno do DF não apenas lazer, mas oportunidades reais de conexão e investimento”, concluiu.
Com tradição, hospitalidade e beleza natural, Luziânia se firma como um dos grandes cartões-postais do Entorno, mostrando que seu passado bicentenário é só o começo de um futuro promissor.
Da redação – Jornal O Grito.
Com informações: Secretária do Entorno do DF | Governo de Goiás
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.