Estudante denuncia ataque racista em grupo de faculdade particular no DF

Na tarde da última quarta-feira (14), a estudante Erica Jaislane, moradora do bairro Lunabel, em Novo Gama (GO), foi vítima de um ataque racista em um grupo de WhatsApp da turma de Engenharia da Universidade Católica de Brasília (UCB), onde estuda como bolsista. A jovem afirma que, por volta das 14h42, um colega enviou uma figurinha com a imagem de um homem negro associada à palavra “primata” e à frase “negro não evoluí”.

Ao reagir à publicação e denunciar o conteúdo como racista, Erica diz que foi ridicularizada e atacada com mais figurinhas de macacos, enviadas por outros colegas. Um deles chegou a postar: “Isso é hora de preto tá falando?”

“Eu tô indo atrás do meu sonho. Já é difícil pra mim chegar até a faculdade, difícil chegar em casa. E ainda tenho que lidar com esse tipo de violência?”, disse a estudante em vídeo publicado nas redes sociais. “O racismo dói. A gente tem medo de denunciar. Mas eu não vou me calar diante dessa situação. Não mais.”

Erica afirma ter tomado todas as providências legais cabíveis. Ela registrou um Boletim de Ocorrência, enviou denúncias à reitoria e à coordenação do curso, além de acionar a ouvidoria da universidade.

A Universidade Católica de Brasília se manifestou por meio de nota, informando que “repudia qualquer ato de racismo, discriminação ou preconceito”. A instituição declarou ainda que acolheu a estudante e está prestando o suporte necessário diante da situação.

“As medidas administrativas cabíveis serão adotadas com responsabilidade, conforme previsto no regimento interno e nos princípios institucionais que norteiam a universidade”, afirmou a UCB.

Da redação – Jornal O Grito.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *