O “peso” da Autoestima
Certo dia estava olhando palestras sobre felicidade e Psicologia Positiva, quando o YouTube me recomendou o vídeo do Psicólogo e fundador do Instituto Flow, Helder Kamei, na série TED. Selecionei para assistir. Uma palestra sensacional. Ao terminar, começou a contagem para a palestra posterior, com o título “Sorria – você tem autoestima!”, ministrada pela escritora Gisela Rao, fundadora do blog Vigilantes da Autoestima. Confesso que não a conhecia, mas fiquei interessada devido ao tema. Aquela pessoa começa a tratar do assunto com bom humor, entre risos e brincadeiras, ela fala dos pontos em que a fizeram entender qual o motivo da baixa autoestima que ela tinha. Um deles ela fala sobre a vitimização que fazemos com nós mesmos, abordando com graça o tópico. Entre risos, eu pensei: “essa aí é das minhas”. De repente, ela olha para a plateia e fala: “autoestima é de SUA responsabilidade”. Meu pensamento foi “toooma o que te mandaram, chupa essa manga agora”. No final da palestra, vi que tudo que ela falava estava de acordo com o que eu pensava sobre o assunto.
É mais fácil responsabilizar outras pessoas, do que tomarmos o controle da situação e dizermos que somos os responsáveis pelas nossas vidas e atitudes, logo, com a autoestima não seria diferente. Quando somos responsáveis pelas nossas escolhas, somos responsáveis pelas consequências também, então culpar os outros é mais cômodo e nos exime de culpa. E ser responsável pela própria felicidade demanda movimento, dessa forma, querer que sintam pena de nós mesmos é mais fácil, pois não precisamos agir. Não quero fazer um esforço para me amar, não quero sair da minha comodidade e exercitar o amor-próprio e autovalorização, mas quero que os outros me amem e me valorizem. Vejamos quão hipócritas somos!
A beleza não está somente em traços perfeitos. Ela está numa vestimenta legal, no jeito de andar, de falar, de olhar, está no humor, na educação, na forma em que tratamos os outros, na nossa inteligência, etc., etc., etc. Tem tantos pontos que trazem à tona o belo, que a lista seria extensa. Tantas pessoas que não possuem essa geometria da beleza, mas são tão admiráveis por outras qualidades, que não dá vontade de sair do lado delas. Pessoas que a gente olha e enxerga essa beleza interior externalizar em seu semblante. Em contrapartida, quantas pessoas conhecemosque são lindas à primeira vista, mas depois de um tempo não temos vontade de ficar mais nem cinco minutos perto delas?
A responsabilidade pela autoestima é como se carregássemos uma mochila pesada nas costas, pois estamos dizendo que o controle é nosso, que não somos apenas gerentes de nossa vida, mas donos dela. E que peso não é ser dono do seu próprio negócio, não é mesmo? Por isso muitas pessoas preferem ser subordinadas, que abrir sua própria empresa. Pense como se a sua autoestima fosse o seu tão sonhado negócio. No início é difícil, vai demandar tempo e energia, em alguns momentos irá parecer que não está dando certo, muitas pessoas vão menosprezar o seu esforço, vai parecer que e o melhor é desistir. Mas não desista! Você nunca foi gestor antes, então está em aprendizado ainda. Depois, tudo começa a parecer mais fácile o que aparentava não ter jeito, começa a se encaixar e fazer sentido. E, então, tudo flui naturalmente e o que era pesado e cansativo, não é mais, pois se tornou uma atividade prazerosa e gratificante, pois você começou a ter retorno, está vendo os lucrosque são consequência de todo seu empenho e crença em você mesmo.
Você é responsável pela sua vida, pelas suas escolhas. Escolha ser feliz, escolha se amar. Lute para isso. Tenha certeza de que você é incrível. Pare de se criticar. Evidencie as suas qualidades. Não desista de você. Podem tirar seus bens materiais, o dinheiro, até o seu namorado(a), mas o amor-próprio só conseguem tirar se você permitir. Você não tem controle sobre os outros e sobre o mundo externo, mas detém o controle do que está dentro de você. Seus pensamentos e suas atitudes são responsabilidades suas e você pode controlá-los. Então vá em frente, floresça para o mundo.
“Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida.” Viktor Frankl
“Autoestima não é apenas sobre sentir-se bonito, mas sentir-se capaz de enfrentar as batalhas da vida e, principalmente, sentir-se merecedor das vitórias conquistadas.” Adriana Carbonera.
Adriana F. Carbonera
Julho, 2020.