Fake News será um grande desafio para os eleitores de Cidade Ocidental
As eleições de 2020 será a mais virtual na história de Cidade Ocidental. Ao contrário do modelo tradicional, a maneira de se fazer campanha este ano desafia partidos, candidatos, autoridades e, claro, os eleitores. Sai o tão comum corpo a corpo e entra uma presença mais massiva e efetiva no mundo virtual.
Com o início da campanha eleitoral, se tornou normal as solicitações de amizades de perfis fakes no dia a dia, armas que estão sendo usadas por apoiadores de candidatos para denegrir a imagem dos opositores, influenciando no resultado por meio de conteúdo inverídico.
Continua depois da publicidade.
Com isso, os eleitores do nosso município tem que tomar muito cuidado ao fazer sua análise na hora de decidir em quem votar, baseando-se nas informações que chegam pela tela do seu celular, existe uma onda de fake news e várias campanhas de desinformação circulando na área virtual.
Para coibir essas práticas, o TSE tem investido em ações de conscientização. “O foco tem que ser o eleitor, para que ele não compartilhe informações falsas”, ressalta o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS, desembargador André Villarinho.
Há uma resolução do TSE que obriga o candidato a checar as informações antes de compartilhá-las. Aprovada no final do ano passado, essa será a primeira vez que a medida será colocada em prática. A ação também prevê direito de resposta à vítima, sem prejuízo de eventual responsabilização penal do autor da informação inverídica.
Por: Diego Alves/Jornal O Grito