Ray-Ban aviador: a história de um ícone
Na matéria passada falamos sobre os óculos e a mensagem que eles passam através de suas linhas. Mas não se pode falar em óculos sem dar destaque ao tão famoso e desejado Ray-ban. E como surgiu este clássico? Na década de trinta, a aviação militar norte-americana estava no seu auge. Foi a pedido dos pilotos da Força Aérea Americana, que a Ray-Ban lançou seu óculos exclusivo modelo aviador.
Continua depois da publicidade.
Os pilotos estavam apresentando desconfortos e problemas nos olhos, em face dos raios solares, porém, além da proteção, o pedido se estendeu para um modelo exclusivo. Foi o primeiro óculos que, além de suas lentes escuras e eficazes para proteção, possuía um designer diferenciado, virandoum objeto de desejo, inclusive das celebridades da época, tornando-se, assim, um símbolo de estilo. A empresa passou a comercializá-los para além da aviação.
O modelo aviador não virou apenas símbolo de força e aventura pelos pilotos norte-americanos em suas missões na Segunda Guerra Mundial, mas também das celebridades do cinema e astros da música, descolados e rebeldes, dos anos 50 e 60, como Marlon Brando e Elvis Presley, vindo com tudo novamente nos anos 80, com ícones do rock, como Freddie Mercury, comopelo clássico do cinema, Top Gun, protagonizado por Tom Cruize, que exibia seu aviador Ray-Ban tanto em seus voos, quanto em sua moto juntamente de sua jaqueta de couro.
O Ray-Ban é realmente um clássico que se transformou no queridinho tanto do público masculino, quanto feminino, trazendo, ainda, outros modelos em suas criações e sendo a marca de óculos solares mais conhecida mundialmente.
Por: Adriana Carbonera