Mãe e empreendedora: Enfrentando as dificuldades pelo tempo de qualidade com a família
Mulheres, mães e empreendedoras, essa é a definição de muitas mulheres em 2021, que saíram da zona de conforto para ter o próprio negócio e dividir o tempo com a maternidade. Pelo menos 53% das mulheres que empreendem são mães, e dentro desse número, 38% tem o seu negócio como principal fonte de renda, de acordo com um estudo divulgado pela Rede Mulher Empreendedora em 2019. Conheça agora a trajetória de Bianca Castelano de 26 anos, moradora de Cidade Ocidental que divide seu tempo entre seus empreendimentos, sua família e sua carreira como dentista.
Continua depois do anúncio.
Bianca começou a empreender quando era mãe, e Théo Augusto tinha apenas quatro meses, ela lidera dois empreendimentos, a clínica odontológica Teo Odontologia, e o recente empreendimento de doces, onde vende palha italiana. Conciliar os afazeres de mãe, empresária e dona de casa tem se mostrado um grande desafio, mas graças a ajuda de seu esposo, Matheus Augusto de 22 anos, e de sua família, ela enfrenta as dificuldades todos os dias.
A jovem empresária precisou voltar a trabalhar com apenas 2 meses após o parto, deixando Théo Augusto com o pai, que de acordo com Bianca é um super pai, que auxilia em tudo desde o primeiro dia, porém o dever chama e Matheus também precisou ajudar no consultório e o casal decidiu contratar uma pessoa para auxiliar, cuidando de Théo. Apesar de toda a ajuda, ela ainda tem dificuldade para organizar os horários, ” Tem dias que quero fazer tudo sozinha, quero dar conta de tudo, e no final do dia não consegui fazer a metade [… ] Mas estou aprendendo que nem sempre nós mães, conseguimos fazer tudo, e está tudo bem ser assim.”
Mesmo com as dificuldades, existem diversos benefícios em ser uma mãe empreendedora, como ter maior flexibilidade de horários e folgas, e cultivar mais momentos ao lado da família, Bianca afirma que uma das motivações, é estar presente nas apresentações escolares, quando Théo estiver mais velho, pois ela não pode vivenciar isso, pelos pais trabalharem fora.
”Ser mãe não te impede de ter sonhos, de empreender, de correr atrás do que tanto deseja, dá para ser os dois, vão ter dias que você vai querer sumir, desistir, mas tudo passa […] Foi o que eu mais ouvi quando tive o Théo, TUDO PASSA, e até as coisas boas também vão passar, então aproveite cada momento, cada segundo, tenha seu próprio negócio, para poder aproveitar mais tempo com seus filhos, dedique-se a eles na mesma intensidade que vc se dedica no seu negócio, e não esqueça, você não vai dar conta de tudo sempre, e está tudo bem, mas a maioria das vezes somos capazes de ser 10 em 1 só pessoa.
Bianca Castelado, Mãe e Empreendera.
Diversas motivações, levam mulheres a entrarem de cabeça no empreendedorismo, e a gestão do tempo pode impactar na qualidade do negócio, pois com os horários definidos, a produtividade deve ser mantida, mas conseguir um tempo para desfrutar de sua família também é uma atividade necessária.
Por: Karla Beatryz/ Jornal O Grito