Projeto Horta nas Escolas proporciona educação alimentar e cultivo para alunos em Novo Gama
Na manhã da última segunda-feira (26), o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, esteve presente na Escola Municipal Professor Walteides Alves Ribeiro, no residencial América do Sul, para celebrar o sucesso do projeto ‘Horta na Escola’, a primeira horta elaborada em uma escola de Novo Gama.
O objetivo é utilizar o espaço para plantação de hortaliças naturais e inserir os estudantes em debates sobre a importância da educação alimentar e do cultivo de alimentos orgânicos. O projeto foi iniciado há dois meses e atenderá todas as escolas do município.
No ambiente, há plantação de alface americana, alface crespa, alface roxa, alface lisa, brócolis, acelga, couve-manteiga, cheiro-verde e cebolinha. Em outro espaço, futuramente, serão plantadas outros tipos de hortaliças.
De acordo com a diretora substituta, Silvielene de Souza, os professores já realizam oficinas para estimular o aprendizado dos alunos em novas áreas, desse modo, será inserida uma nova oficina que envolva-os em atividades de plantio e os ensine sobre a importância de uma boa alimentação.
“Os alunos estudam em período integral, então, para ocupar os horários vagos, realizamos várias oficinas, como a de informática e nutrição. Com a oficina de horta, os alunos aprenderão a plantar e a colher, vamos desenvolver um projeto relacionado à agricultura, onde eles aprenderão sobre a prática orgânica”.
Segundo o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar, João de Assis, o projeto ensina como o alimento é produzido e a importância da alimentação livre de agrotóxicos.
“Esse projeto beneficia todas as escolas municipais, e visa reduzir o custo da merenda escolar e melhorar a qualidade da alimentação dos alunos; haja vista que todos são produtos orgânicos. Esse é o objetivo fundamental da horta, atender a todo o município, enriquecer a alimentação dos alunos e diminuir os custos da merenda escolar. A intenção é produzir, colher e plantar novamente para entregar toda semana para as escolas. Essa aqui é uma horta fixa, estaremos sempre colhendo e entregando alimentos mais saudáveis para as crianças”.
O Secretário explica, ainda, que não só as escolas serão beneficiadas com a iniciativa, outros projetos voltados à alimentação foram pensados para auxiliar as famílias de baixa renda do município.
“Nós temos outros programas para atender outras secretarias. Existe a intenção de realizar o projeto de uma horta, por meio da Secretaria de Promoção Social, para atender as famílias carentes de Novo Gama. O projeto já está pronto, algumas questões precisam ser acertadas para que ele saia do papel e possa ser executado”.