Cavaleiros medievais voltam a se enfrentar em Luziânia após 17 anos sem encenação

“Uma alegria imensa poder resgatar esta tradição que ficou tantos anos adormecida”, assim definiu o prefeito Diego Sorgatto sobre o resgate das Cavalhadas em Luziânia que aconteceu neste sábado (03).

Segundo menções do botânico e naturalista francês August Saint Hilaire, que esteve em Goiás no início do século XIX, a primeira Cavalhada registrada no estado aconteceu no Arraial de Santa Luzia, atualmente município de Luziânia.

“As encenações das Batalhas entre Mouros e Cristãos já não eram realizadas na cidade há 17 anos e me sinto grato por ter feito parte deste resgate de nossa tradição, história e cultura”, afirma o secretário de Educação, Tiago Machado, um dos principais articuladores da retomada.

Para a realização do evento, a prefeitura contou com apoio do Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Cultura (Secult) e da Retomada. Luziânia é o terceiro município a receber o circuito das Cavalhadas 2023.

Cavalhadas

Trata-se de uma encenação teatral que recria a batalha histórica entre os cristãos (com trajes azuis) e os mouros islâmicos (vestidos em vermelho). Essas batalhas são tradicionalmente realizadas a cavalo, com os participantes ostentando trajes coloridos e empunhando lanças.

A festividade tem origem na cultura religiosa portuguesa. Existem registros históricos de realização das Cavalhadas no interior do Brasil já no século XVI. Na festa, também há a presença dos mascarados, que são personagens que representam o povo e saem às ruas, a pé ou a cavalo.

Circuito 2023

Em 2023, o Circuito das Cavalhadas reúne 15 municípios: Santa Cruz de Goiás, Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, além de Niquelândia e Silvânia que também receberão investimentos e ações para se prepararem para o circuito do ano que vem.

GALERIA DE FOTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *