Tudo caro no país, e vamos iniciar 2025 com mais uma dívida aprovada por nossos vereadores
O custo de vida dos brasileiros está cada vez mais caro. Vou nos mercados e é um susto a cada dia com o preço em que se encontra os alimentos. Outra alternância nos valores diários é o combustível, hoje em dia dificilmente encontramos a gasolina por menos de R$ 6, dificultando cada vez mais a situação dos trabalhadores que saem de suas residências em busca do pão de cada dia.
Como se não bastasse as dificuldades em que a população encontra para se deslocar até o trabalho, e assim proporcionar uma alimentação digna para sua família, — e olha que não estou só falando no valor alto da gasolina e das passagens de ônibus, mas também a qualidade do transporte público, — recentemente as Câmaras Municipais de Valparaíso, Luziânia e Novo Gama aprovaram um Projeto de Lei que obriga o cidadão a colocar uma nova despesa nas contas do mês.
Com esse novo “presentinho” vindo dos chefes do Executivo, contando com o apoio dos parlamentares que aprovaram o PL ainda em 2024, os moradores da região do Entorno serão obrigados a pagarem mais R$ 25 na conta de água, esse imposto será referente a coleta de lixo. A decisão foi empurrada goela abaixo dos moradores do Entorno por seus políticos, pois da forma que foi feita, não tem como o morador deixar de pagar, pois serão debitadas na fatura da Saneago, dificultando a inadimplente.
Recentemente uma pressão popular fez com que o prefeito de Caldas Novas revogasse um projeto proposto por ele mesmo. O projeto que taxava os turistas que frequentam o lugar foi extinto após os moradores manifestarem sua indignação. Essa pode ser a solução para os que não concordam com essa nova “taxa lixo” que foi aprovada pelos vereadores.
Manifestações nas redes sociais, nas ruas e conversas sobre o PL com os prefeitos e os vereadores pode ser o ponta pé inicial para conseguir anular essa falta de respeito com a população. Enquanto o cidadão não demonstrar suas frustrações com os descasos que ocorrem no poder público, os governantes sempre farão o que querem, e quem paga, somos nós. Precisamos entender que é o povo que tem o poder.
Diego Alves – Jornal O Grito
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.