Ministra das Mulheres visita Cidade Ocidental e reforça ações de combate à violência de gênero

A ministra das Mulheres, Márcia Helena Carvalho, esteve em Cidade Ocidental nesta segunda-feira (22/06), em uma agenda voltada ao fortalecimento das políticas públicas de proteção, acolhimento e garantia de direitos das mulheres.

A recepção foi realizada na Sala Lilás do Hospital Municipal, espaço destinado ao atendimento de mulheres que dão entrada na rede de saúde após episódios de violência doméstica, familiar ou sexual. O ambiente é estruturado para oferecer atendimento privativo e humanizado, com o objetivo de evitar a revitimização, preservar a dignidade das pacientes e facilitar o encaminhamento para a rede de proteção.

Durante a agenda, a ministra também visitou o Centro de Referência da Mulher, onde são oferecidos atendimentos especializados e acompanhamento às vítimas, fortalecendo o suporte social e psicológico no município.

A programação incluiu ainda visitas ao Parque Ecológico Municipal e ao Banco Vermelho, localizado na orla do Lago Jacob, símbolo de conscientização e combate ao feminicídio.

O Banco Vermelho é um símbolo da luta contra o feminicídio e integra ações de conscientização sobre a violência contra a mulher, reforçando a importância do debate público e da prevenção.

A agenda reuniu diversas autoridades municipais, entre elas o prefeito Lulinha Viana; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Josy Santos; o presidente da Câmara, Zé Divino; e a secretária municipal da Mulher, Fran Azevedo. Também participaram a juíza Isabella Luiza Bittencourt, coordenadora do CEJUSC Lilás, e a deputada federal Leda Borges, reforçando a articulação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Durante o encontro, foram debatidas estratégias para ampliar as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, fortalecer o acolhimento às vítimas e garantir maior acesso aos serviços de assistência e justiça.

Ao falar sobre a importância da iniciativa, a ministra destacou que o fortalecimento das ações depende da atuação conjunta entre os municípios e o Governo Federal. Ela ressaltou a necessidade de ampliar medidas preventivas com foco na educação e na conscientização desde a infância, citando como exemplo o programa “Lei Maria da Penha vai à Escola”. Outro ponto reforçado por Márcia Helena foi a ampla divulgação do Ligue 180, serviço nacional que orienta, acolhe denúncias e encaminha mulheres em situação de vulnerabilidade.

A ministra chamou a atenção, ainda, para um dado considerado altamente positivo no município: a ausência de registros de feminicídio nos últimos dois anos, resultado, segundo ela, da atuação integrada da rede local.

Durante a agenda, o prefeito Lulinha Viana reafirmou o compromisso da gestão, destacando que o município continuará investindo no fortalecimento das políticas públicas e na criação de espaços que garantam dignidade, acolhimento e proteção integral às mulheres.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *