Professores e as redes sociais no cenário educacional

Há algum tempo vemos que o cenário educacional tem se transformado, ele vem sendo aprimorado e, com isso os professores precisam estar mais antenados às redes sociais. Percebe-se que o uso das mídias tem contribuído positivamente para a evolução e interação entre alunos, professores e atividades.

Para fins educacionais, os aplicativos têm se mostrado muito úteis, pois algumas ferramentas se mostraram aplicáveis dentro da prática diária, e também como extensão nas rotinas de trabalhos extras, aqueles em que o aluno leva as tarefas para casa. Vendo como um exemplo, alguns professores requisitam atividades que devem ser postadas no YouTube ou Instagram e atualmente o TikTok como forma de desenvolvimento e, assim, muitos alunos veem isso como uma forma de ampliar os conhecimentos, divulgar as atividades e promover mais interação, e nos últimos anos os professores passaram a usar algumas plataformas ou aplicativos como o Google Sala de Aula, Google Meet, Zoom e/ou Webex.

Considerando a utilização do uso das redes sociais na educação, professores e alunos podem compartilhar materiais que englobem os assuntos dinamizados com vídeos, fotos, músicas, trechos de filmes, chat, links, e-books, buscando a otimização do tempo em que os alunos ficam conectados às redes buscando sempre promover debates interessantes ligados ao cotidiano. São soluções onde se buscam a inovação para tratar de assuntos didáticos.

É importante que o professor fique atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação. O professor não impõe; acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende junto com o aluno.

Por: Professor Raffael Santana/ @raffael.sanferr/ Jornal O Grito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *