Câmeras mostram últimas horas de homem que morreu na recepção da UPA no DF

Imagens do circuito interno de câmeras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas mostram os momentos que antecederam a morte de Vilmar Pereira da Silva, de 49 anos, no último sábado (20/06). O homem havia chegado à unidade na noite de sexta-feira (19/06).

Segundo os registros, o homem passou a noite na área de espera da unidade. Às 21h18, ele foi conduzido por um vigilante para um espaço da recepção. Já às 23h07, ele se desloca sozinho até o banheiro. Durante a madrugada, permanece na cadeira de rodas e chega a se cobrir com um cobertor para dormir no local.

Em nenhum dos registros ele aparece utilizando pulseira de classificação de risco ou outro identificador de atendimento, normalmente entregue após a triagem.

O caso levou à abertura de investigação por parte do Governo do Distrito Federal. A vice-governadora Celina Leão determinou que o Iges-DF e a Secretaria de Saúde apurem se os protocolos de acolhimento foram seguidos, especialmente diante da condição de vulnerabilidade da vítima.

Segundo o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, a sindicância vai verificar se houve eventual omissão no atendimento. Ele reforçou que a rede pública deve prestar assistência a todos os cidadãos, independentemente de registro prévio.


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *