Comitiva ” Os Mió Que Tem” inicia peregrinação e 245 Km do Quilombo Mesquita rumo à Romaria de Trindade
A comitiva “Os Mió Que Tem” iniciou, nesta terça-feira (23), uma peregrinação de 245 quilômetros que parte do Quilombo Mesquita, em Cidade Ocidental, com destino ao município de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Esta é a primeira vez que o grupo realiza o trajeto, que será percorrido a cavalo.
O grupo é formado por 12 integrantes que seguem rumo à Festa do Divino Pai Eterno. A previsão é que os participantes cheguem ao destino no dia 1º de julho. Para garantir o bem-estar dos animais e o descanso dos romeiros, o ritmo médio planejado é de 25 quilômetros por dia.
Durante o percurso, os participantes enfrentam dias de estrada em uma tradição que une fé, cultura e convivência comunitária. Para muitos devotos, a romaria representa uma oportunidade de agradecer por graças alcançadas, cumprir promessas, pedir proteção para a família e fortalecer a fé.
De acordo com o Santuário do Divino Pai Eterno, a devoção teve início por volta de 1840, após lavradores encontrarem um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade na região. Desde então, o município de Trindade passou a receber milhões de fiéis todos os anos.
As festividades da Romaria do Divino Pai Eterno acontecem oficialmente entre os dias 26 de junho a 5 de julho, atraindo romeiros de diversas partes do país.
Ao longo da GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros, o Governo de Goiás realiza uma operação especial de apoio aos peregrinos, com pontos de distribuição de água, banheiros e atendimento médico 24 horas.
A romaria é considerada uma das maiores manifestações religiosas do Centro-Oeste e mantém viva uma tradição centenária no estado de Goiás.
Da redação – Jornal O Grito.
Seja o primeiro a receber nossas notícias
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

