Lula e Ronaldo Caiado podem disputar presidência da República em 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou durante uma entrevista ao Jornal O Globo que o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é consenso para disputar as eleições em 2026. Com isso, caso o governador Ronaldo Caiado consiga viabilizar seu nome como candidato, ele irá rivalizar com o petista, como já ocorreu em 1989. 

À época, foi um pleito polarizado, o primeiro com eleições diretas após a redemocratização. Participaram da disputa: Lula, Leonel Brizola, Paulo Maluf, Roberto Freire, Affonso Camargo, Aureliano Chaves, Mário Covas, Guilherme Afif Domingos, Fernando Collor, Ulysses Guimarães e Ronaldo Caiado. 

O governador Ronaldo Caiado, que apoiou o ex-presidente Bolsonaro no segundo turno do pleito de 2022, mantém um relacionamento republicano e até elogioso em alguns momentos com o petista. Caiado que sempre foi oposição pode ser visto como independente. 

De acordo com Caiado, Lula pode até vir a Goiás no primeiro semestre deste ano de 2024 que será bem recebido. “No momento que ele marcar, eu também o receberei com todas as honras como deve ser recebido um presidente da República, com todo o respeito a liturgia do cargo. Essa sempre foi minha maneira de agir.”

O governador ainda lembrou que o petista deveria ter comparecido no Estado, em 2023, mas não conseguiu. “Ele não pôde, por questões climáticas, chegar em Rio Verde, na inauguração da Rodovia Norte-Sul. Eu estava lá para recebê-lo.”

Mas além disso, ele sempre deixou claro que “governo não faz oposição a governo”. O partido dele, o União Brasil, também ocupa ministérios de Luiz Inácio. Ainda assim, Caiado trabalha para garantir viabilidade para 2024 e, possivelmente, enfrentar Lula pela cadeira do Planalto.

Da redação – Jornal O Grito
Fotos: Lula Marques/Agência Brasil e Diego Alves/Jornal O Grito


Seja o primeiro a receber nossas notícias

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Jornal O Grito. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do O Grito, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *